domingo, 19 de junho de 2011

O Escorpião [para reflectir]




Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reacção de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando. O mestre tentou tirá-lo novamente e outra vez o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:

- Desculpe-me mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo? O mestre respondeu:

- A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.

Então, com a ajuda de uma folha, o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vidaprecauções,

e continuou:


- Não mude sua natureza se alguém lhe faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Quando a vida lhe apresentar mil razões para chorar, mostre-lhe que tem mil e uma razões para sorrir. Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você... E o que os outros pensam… é problema deles.

Texto: Recebido por email

Imagem: Google

3 comentários:

  1. Penso, muitas vezes, que tem sempre a palavra certeira / post para mim.

    Este foi inteirinho para mim. Só que eu cansei-me de ajudar porque antes e depois era picada. E as picadelas doem mais na alma.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Jorge Amigo.
    Ainda hoje cito as as últimas palavras e a moral desta fábula que me foram transmitidas por si, há largos meses atrás, no Azimute.
    Nunca mais esqueci!
    Nunca é demais lembrar e parar para reflectir nessa grande verdade.
    A ingratidão é algo que doi a todos quantos se entregam de coração aberto, mas nem por isso devemos deixar de proceder de acordo com a nossa consciência. Apenas precavermo-nos.

    Meu querido Amigo, a sua sabedoria e grande coração fazem de si o amigo sempre constante, dedicado e leal. Acredite que me sinto privilegiada por saber que me tem entre os seus amigos.
    Abraço e beijo muito sincero de grande apreço e carinho.
    Janita

    ResponderEliminar
  3. Diria que é preciso ser-se Mestre Oriental,
    para seguir tais filosofias....; eu....não...
    Abraço

    ResponderEliminar